Guia de Comunicação de Alteração de Titularidade do Imóvel na Prefeitura

Guia de Comunicação para o RGI

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A guia de comunicação é um documento indispensável na montagem do processo junto ao Registro de Imóveis.

Guia de Comunicação

Guia de Comunicação no Processo do RGI

 

O Cartório de Registro de Imóveis exige a apresentação de alguns documentos para o registro do Título Aquisitivo, que pode ser: escritura, formal de partilha, instrumento particular e outros. Em todos os casos, para a liberação do registro e atualização da matrícula do imóvel é obrigatório a apresentação da GUIA DE COMUNICAÇÃO.

Também conhecida como Guia de Comunicação RGI ou Guia de Comunicação IPTU, este documento poderá ser obtido através do site da Prefeitura do Rio de Janeiro e tem como objetivo único comunicar através do Registro de Imóveis que houve alteração na titularidade do imóvel, isto é, que mudou o proprietário. Para que desta forma a Prefeitura possa atualizar o cadastro do imóvel e já emitir o IPTU do próximo exercício em nome do atual proprietário.

No entanto, não é incomum, que o cadastro do imóvel continue desatualizado mesmo depois de ter sido feito o processo de registro com entrega da respectiva guia de comunicação de alteração de titularidade. Desta forma, também fazemos o processo de ALTERAÇÃO DE PROPRIETÁRIO / DESTINATÁRIO para que venha a constar de forma correta o atual proprietário do imóvel cadastrado junto à Prefeitura como o responsável pelo bem.

Assim como no Corpo de Bombeiros (FUNESBOM) também fazemos o processo de alteração do proprietário e atualização do cadastro para emissão da Taxa de Incêndio com os dados corretos do atual responsável pelo imóvel.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp e solicite um orçamento para a regularização do seu imóvel junto à Prefeitura ou Corpo de Bombeiros.

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